FERENCZI NA CLÍNICA CONTEMPORÂNEA

Pertencente à primeira geração de psicanalistas, Sándor Ferenczi tornou-se um especialista em casos difíceis, a partir dos quais elaborou novos conceitos e forjou mudanças no dispositivo analítico. 
Suas principais colaborações teórico-técnicas apresentam os temas da introjeção e da projeção, o papel estruturante do objeto externo em relação ao desenvolvimento psíquico, os vínculos primordiais da relação mãe e bebê, as noções de trauma, traumático e traumatismo, a clivagem como possibilidade defensiva do psiquismo e os manejos técnicos envolvendo o contato emocional entre analista e analisando e a importância da contratransferência no setting analítico. 
Suas contribuições estão sendo frequentemente revisitadas, sobretudo, por sua surpreendente atualidade na clínica contemporânea, que é procurada cada vez mais por pacientes refratários ao formato clássico da psicanálise.

O painel constará de duas apresentações:

Jô Gondar

Membro efetivo do Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro, membro do comitê executivo da International Federation of Psychoanalytic Societies (IFPS), doutora em Psicologia Clínica e professora titular da UNIRIO, atuando no Programa de Pós-Graduação em Memória Social. Seu livro mais recente é Com Ferenczi. Clínica, Subjetivação, Política, (juntamente com Eliana Reis), lançado em maio de 2017 pela Editora 7 Letras.

Painel 1:  Apresentação de Ferenczi, sua relação com Freud e sua inserção no movimento psicanalítico, para em seguida discorrer sobre sua teoria do trauma, a importância do corpo na clínica, a ênfase nos jogos afetivos e a horizontalidade da relação analista-analisando, aspectos que fazem de Ferenczi, nas palavras de André Green, o pai da psicanálise contemporânea.

Alexandre Abranches Jordão

Psicanalista (SPCRJ), Doutor em Teoria Psicanalítica (UFRJ) e autor do livro “Narcisismo: do ressentimento à certeza de si” (Juruá, 2009).

Painel 2: Técnica Psicanalítica, conforto e hipocrisia do analista: a clínica de inspiração ferencziana. Comentário descritivo das inovações técnicas na clínica introduzidas por Sándor Ferenczi, bem como suas bases teóricas e considerações metapsicológicas implicadas.

Dia: 30 de setembro de 2017, sábado
Hora: 10 H

LOCAL: 
Auditório da Associação Médica de Nova Friburgo
Rua Oliveira Botelho, 22 – Centro, Nova Friburgo

Inscrições: aberto aos interessados
Enviar e-mail paraassociacaopsicanaliticanovafri@gmail.com 
Investimento: R$ 20,00

Coloque no assunto do e-mail: Painel Ferenczi
Insira os dados: Nome completo, Profissão, Telefone de contato. 

Anexar ao e-mail cópia do depósito bancário.
Banco do Brasil
Agência: 0335-2
Conta: 171444-9
Nome: Carlos P. Leal

Você receberá um e-mail confirmando a inscrição.

DÚVIDAS? 
Tel: (22) 2523-1019
E-mail: associacaopsicanaliticanovafri@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *